segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Regulamento do I Concurso de Redação e Poesia



SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - SIEBE
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 10
ESCOLA E.E.F.M. SUBOFICIAL EDVALDO BRANDÃO DE JESUS
BIBLIOTECA PROFª MARIA DO ESPÍRITO SANTO

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE POESIA
DA BIBLIOTECA PROFª MARIA DO ESPÍRITO SANTO

A Biblioteca Profª Maria do Espírito Santo tem a incumbência de orientar o processo da produção textual intitulado I Concurso de Poesia da Biblioteca Profª Maria do Espírito Santo, com vistas à inscrição dos participantes no IV Concurso de Poesia da Academia Paraense de Letras, em andamento desde o dia 15 de junho de 2016. A temática abordada em nosso certame, que já estava prevista no Plano Anual de Trabalho desta biblioteca, será o mesmo adotado pela APL:  “Cidade de Belém – Belém 400 anos”.
Para a participação neste certame será necessário:
- Ser aluno regularmente matriculado no ano letivo de 2016;
- Ser servidor da escola no ano 2016, lotado pela SEDUC ou terceirizado;
- Escrever uma poesia inédita e original, escrita em Língua Portuguesa;
- Criar um pseudônimo;
- Informar os dados de identificação necessários à inscrição: título da obra, nome completo, categoria (servidor ou aluno), endereço completo, telefone e e-mail do concorrente (+ série, turma e turno se for aluno, e função e turno em que trabalha se for servidor).

O regulamento do concurso realizado na escola está centrado nos tópicos abaixo:

PARA OS ALUNOS
- A produção, para os alunos, deve ser conduzida dentro da sala de aula, sob orientação do professor de Língua Portuguesa, com o auxílio desta biblioteca;
- A participação da biblioteca junto aos alunos será a de viabilizar um bate-papo sobre a poesia, na sala de aula, receber os textos produzidos e selecionados pelos professores, constituir o júri que julgará os textos em cada turno; enviar os textos classificados ao concurso da APL, classificar e premiar os 3 melhores textos (1º, 2º e 3º lugares), acompanhar o andamento do processo na APL e divulgar os resultados;
- Os textos produzidos e selecionados nas classes, deverão ser selecionados pelos professores e enviados à biblioteca (os 5 melhores textos de cada  turma);
- Os textos enviados à biblioteca serão submetidos a um júri que selecionará, de 5 a 10, os melhores textos produzidos na escola para a competição no concurso da APL, conforme sua qualidade literária;
- Dentro do período de inscrição, o aluno cadastrado na biblioteca não poderá retirar nenhum exemplar de poesia paraense do acervo escolar, pois este ficará a disposição de todos os interessados na participação do concurso.

PARA OS SERVIDORES
- Para os demais participantes (professores e funcionários da escola em geral), estarão disponíveis os livros de poesia paraense, do acervo, para leitura prévia, estando vetado o empréstimo pessoal desse acervo até o final do processo da inscrição;
- A participação dos funcionários é livre para quem desejar;
- Estarão sujeitos ao mesmo período estabelecido no cronograma abaixo;

- Haverá premiação para o primeiro colocado;
- O texto também será enviado para a participação no concurso da APL;
- O júri para os professores e funcionários será composto por professores de Língua Portuguesa de outra escola, caso seja necessário;
- Serão classificados apenas 3 para a inscrição no concurso da APL.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação à linguagem literária;
- Adequação à forma do gênero poesia;
- Criatividade na utilização dos recursos expressivos da língua;
- Caráter de obra inédita;
- Originalidade.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- Cada texto não poderá exceder duas (2) páginas.
- As poesias enviadas deverão ser totalmente originais e inéditas, sendo eliminadas automaticamente, aquelas divulgadas, por qualquer meio, no todo ou em parte.
- Os participantes, ao se inscreverem, concordam com a possível publicação, pela APL, de uma Antologia contendo os trabalhos selecionados, sem custo para o autor.
- Os direitos autorais serão cedidos para a edição supracitada.
- A Academia Paraense de Letras concederá, a título de premiação, troféus e diplomas.
- A divulgação do resultado do concurso da APL será feita através de jornais locais e do site da Academia, e ainda, diretamente aos classificados.
- A Escola Edvaldo Brandão premiará os 3 primeiros colocados, na categoria aluno, independentemente de série, turma ou turno e certificará todos os textos enviados ao concurso da APL.
- Haverá premiação para o 1º colocado na categoria aberta aos funcionários.
- Os critérios para a seleção dos textos classificados estão vinculados à qualidade da linguagem literária e aspectos formais do gênero poesia.


CRONOGRAMA
Dia 09/08/2016 – Início da divulgação do concurso em sala de aula;
Dia 10/08/2016 – Início do trabalho dos professores com os alunos;
De 11 a 26/08/2016 – Bate-papo sobre a poesia paraense (a ser agendada com a professora da biblioteca) e período de produção. Devem ser realizados na classe e em horário de aula de Língua Portuguesa.
Dia 31/08/2016 – Término do período de produção e seleção dos melhores textos de cada turma;
Dia 1º/09/2016 – Entrega dos textos pelos professores de Língua Portuguesa de cada classe à professora da biblioteca.
De 02 a 09/2016 – Submissão dos textos ao júri formado pela biblioteca e seleção dos textos (até o número de 10 para os alunos e os 3 primeiros colocados da categoria funcionários) para a participação no concurso de poesia da APL.
Dia 12 e 13/09/2016 – Preparação e inscrição dos textos no IV Concurso de poesia da APL.
Dia 15/09/2016 – Divulgação na escola dos 10 classificados para o concurso da APL
A partir de 1º/11/2016 – Resultado e premiação do Concurso da APL.
Premiação da escola – A ser marcada para um evento interno.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Compete à comissão de avaliação (juri), juntamente com a professora da biblioteca, indicar a classificação e resolver os casos omissos.
- As decisões da Comissão Julgadora serão definitivamente irrecorríveis.
- Este Regulamento poderá ser alterado ou adaptado, no futuro, para as demais versões do Concurso.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para quem estiver interessado em participar do Concurso de Redação da APL, o tema será “Cidade de Belém – Belém 400 anos e o Dia da Raça”. Este concurso obedecerá aos padrões da Academia, deverá ser desenvolvido em sala de aula (somente para alunos) sob orientação da professora de Língua Portuguesa, que selecionará as 3 melhores produções e preparará os alunos para o comparecimento à solenidade de premiação pela Academia (medalhas e troféus).
Após a seleção, o professor que trabalhou com a turma precisa confirmar sua presença e dos alunos vencedores (ou mais pessoas) até o dia 31 de agosto de 2016, pelos telefones 3222-0630 ou 9.8290-7033 para terem seu nome incluído na lista de presença do evento de premiação que está previsto para o dia 01 de setembro de 2016 às 9h30, na sede da Academia Paraense de Letras, à Rua João Diogo, nº 235.
Os alunos devem levar os textos premiados, digitados, para leitura pública do mesmo.



                           Belém (PA), 09 de agosto de 2016.

                                                         ___________________________________________
                                                     PROFª ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA
                                                                                         RESP. BIBLIOTECA – 1º TURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário